Series

Game of Thrones: showrunners defendem ação polêmica de Daenerys

Atenção! O texto a seguir contém spoilers sobre o penúltimo episódio da série Game of Thrones.

No último domingo, a ação da personagem Daenerys Targeryan de passar a cidade de Porto Real no fogo causou polêmica entre os fãs do programa, que acreditam que a decisão da Mãe dos Dragões vai contra a história construída pela “heroína” até aqui.

Muitos espectadores foram às redes sociais criticar o arco final da série nesta última temporada, mostrando insatisfação e descontentamento – alguns expressando muita raiva pela transformação da “Mhysa” na Rainha Louca ou na Rainha das Cinzas.

No especial “Inside the Episode”, disponibilizado pela HBO, os showrunners David Benioff e D.B Weiss explicaram a trajetória de Daenerys nesta reta final de GoT:

“Dany é uma pessoa incrivelmente forte, e também é alguém que teve amizades e conselheiros bem próximos durante toda a história da série”, disse Benioff. “Se você recordar das pessoas que estiveram mais próximas a ela, quase todas se viraram contra ela ou morreram. Ela está muito sozinha, e essa é uma sensação muito perigosa para alguém com tanto poder. No momento em que ela mais precisava de orientação de seus conselheiros mais próximos, todos se foram”.

Para o showrunner, foram as circunstâncias que transformaram Daenerys na Rainha Louca neste episódio: “Se as circunstâncias tivessem sido diferentes, não acho que este lado de Dany teria aflorado: se Cersei não a tivesse traído, se Cersei não tivesse executado Missandei, se Jon não tivesse dito a verdade – se essas coisas tivessem ocorrido de outra forma, não acho que estaríamos vendo esse lado da Daenerys”.

De acordo com Weiss, as ações de Dany não foram necessariamente premeditadas: “Não acho que ela tenha decidido antes que faria o que fez. Quando ela vê a Fortaleza Vermelha, que foi o lar que sua família criou há 300 anos quando chegou à região e que representa o símbolo de tudo que foi tirado dela, ela toma a decisão de levar para o lado pessoal”.

O que você acha?

{{{ comment.name }}} {{ comment.time_posted }}

{{{ comment.body }}}